Para viver cada vez melhor na Vila

Cantos e Melodias

Produção de Zaqueu Augusto de Carvalho

Locução de Rossana Maria

Aqui na RÁDIO MADALENA


Vinicius de Moraes – a poesia e o violão – 10 jan 23

Noel de Medeiros Rosa, em seus 27 anos de vida, tornou-se o grande inovador de nossa lírica, o primeiro a mostrar que tudo (fome, miséria, mentira, homossexualismo, política, corrupção) podia ser convertido em letra de música. Sua ligação com os morros cariocas enriqueceu a MPB. Os grandes intérpretes que transitaram por suas canções, como Francisco Alves, Mário Reis, Carmem Miranda, Aracy de Almeida e tantos outros, ajudaram-no a fazer dos anos 30, uma verdadeira “época de ouro”. “Com que Roupa”, “Palpite Infeliz”, “Mulato Bamba”, “Pra Que Mentir”, e muito mais neste programa para nossos ouvintes!!!
03 outubro 2023

Cantos e Melodias Nº55: Tom Maior.

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…” Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, considerado pela revista Rolling Stones como o maior expoente de todos os tempos da MPB, compôs cerca de 209 canções, além de temas para filmes, novelas, etc. Como afirmou o cantor inglês Sting: “O Brasil mudou, o Brasil é antes e depois de Tom Jobim”. Ouçam as canções maravilhosas, vozes maravilhosas deste programa, e digam se Sting tem razão!!!!!
04 julho 2022

Programa Cantos e Melodias nº56 – Zeca Pagodinho
Foi nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, no Rio de Janeiro, que Zeca Pagodinho iniciou sua carreira de cantor e compositor. A seu respeito, o escritor e cantor Nei Lopes, autor de vasta obra sobre temática africana e sua influência no samba, afirmou: “é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do megaestrelato pop pelas gravadoras”. Que o digam os três Grammy Latino que Zeca recebeu em sua vitoriosa carreira. Ouçam-no, e cantem com ele, “Verdade”, “Ogum”, “Deixa a Vida Me Levar”, e muitas mais!!!
10 agosto 2022

Programa Cantos e Melodias nº57 – La Chanson Française.
Fazem parte do presente programa, Syracuse, Plaisir d’Amour, Ne Me Quitte Pas, além de muitas outras canções francesas igualmente belas e inesquecíveis, nas vozes de Henri Salvador, Nana Mouskouri e Jacques Brel. Estes dois cantores e compositores, juntamente com a cantora Nana Mouskouri são um patrimônio musical e poético do país gaulês. Parlez-moi d”Amour…..
23 set 2022

Programa Cantos e Melodias nº 52

“Renato Teixeira, Pena Branca e Xavantinho ao vivo em Tatuí. Há trinta anos estes intérpretes da autêntica música caipira reuniram-se na cidade de Tatuí, num show ao vivo, que gravado, tornou-se uma lenda. Revivemos este momento que nos lembra a vida no campo, com canções como “Amanheceu, peguei a viola”, “Romaria”, “Chuá, Chuá”, “Calix Bento”, e tantas outras”. Ouçam-nas, é bão demais”.
18 fev 2022

Luiz Gonzaga do Nascimento, é muito mais do que o rei do baião. Cantor, compositor, showman em tempo integral, suas canções fazem parte da MPB, e tornaram-se universais. Asa Branca, Assum Preto e tantas outras, cantadas por ele, acompanhado por Dominguinhos na sanfona, e por um conjunto maravilhoso de instrumentistas, no show “Luiz Gonzaga Ao Vivo – Volta Para Curtir”, de 1972, no Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro, mostram que Gonzagão merece muito mais do que o título de rei, ele é um tesouro nacional. Ele voltou, ouçam sua voz, sua emoção infinita!

Programa nº 54 Cantos e Melodias:
“Bessie Smith e Billie Holiday, compositoras e cantoras excepcionais, elevaram o blues e o jazz a nível internacional com suas interpretações de forte impacto emocional, sempre acompanhadas por instrumentistas de primeira linha da música popular norte-americana. Ouçam-nas em “Me and my gin”, “Strange Fruit”, e muitas, muitas outras canções de seus imensos repertórios”.
08 maio 2022

“Programa Cantos e Melodias Nº 49 – Paulo Cesar Pinheiro – Letra e Alma”

Paulo Cesar Pinheiro, o poeta mais músico do Brasil, compôs canções em parceria com os grandes nomes da MPB, João Nogueira, Baden Powell, Tom Jobim, e tantos outros, mas também criou belas obras apenas suas, em sua carreira de musical de mais de sessenta anos. Ouçam-nas nas interpretações de Elis Regina, Simone, Beth Carvalho.

Placido Domingo, Julio Iglesias e Carlos Gardel, três tenores admirados no mundo todo, neste programa interpretam tangos carinhosos, tristes, nolstálgicos. Ouça-os cantando em seu estilo próprio Mi Buenos Aires Querido, El Dia Que Me Quieras, e reflita sobre qual deles tocou mais sua sensibilidade …

Cantos e Melodias 50 – 21 nov 2021

Cantos e Melodias Nº 51: Nós, as mulheres e a música popular.

Compositoras, poetas, cantoras, nós as mulheres somos as maravilhosas descendentes das musas gregas e criamos a música popular, desde suas origens, na África, nas Américas, no continente europeu. Basta ouvirmos Dolores Duran, Maisa, Billie Holliday, Amália Rodrigues, Daniela Mercury e mais belíssimas mulheres que nos envolvem neste programa com seu encanto infinito…
28 dez 2021

Programa Cantos e Melodias Nº 46
Louis Armstrong, Miles Davis, Dizzy Gillespie, trompetistas, compositores, cantores geniais que transformaram o blues, o jazz, o cool jazz e o bebop em música universal. Ouçam Hello Dolly, What a Wonderful World, Sumertime, Chega de Saudade.
27 ago 2021

Paulo Padilha, Filarmônica de Passárgada e o conjunto 3 x 4 fazem parte da nova geração da MPB. Samba de roda, bom humor, ironia e o romantismo das valsas brasileiras, nas vozes e na criatividade de quem sabe das coisas.

Cantos e Melodias 48, Milton Nascimento – Oh Minas Gerais

Elis Regina, fã incondicional de Milton Nascimento, afirmava: “ele canta como os anjos”. Com sua voz inconfundível, ouçam-no em “Travessia”, “Nos Bailes da Vida”, “Paisagem da Janela” e, em dueto com seu parceiro Chico Buarque, a sempre atual canção “Cálice”, além de outras parcerias inesquecíveis!!!.

14 out 2021